Dicas para melhorar a eficiência da sua impressora

Confira agora alguns dos cuidados e truques para sua impressora ter um bom funcionamento e para melhorar seu desempenho.como-escolher-qual-impressora-comprar-780x335

Se a tinta de impressora é o líquido mais caro do planeta, o próprio aparelho não é exatamente barato para você se descuidar dele no dia a dia. Brincadeiras à parte, é fato que existem alguns cuidados para manter sua impressora ou multifuncional funcionando sem problemas, melhorar o seu desempenho e ainda economizar nas tintas, cartuchos ou toners. Veja as dicas a seguir.

Evite o liga-desliga e respeite os tempos da sua impressora

Em primeiro lugar, evite ligar e desligar a impressora várias vezes durante o dia, nem desligue o aparelho diretamente da tomada. É super importante respeitar os tempos de inicialização e de desligamento do seu aparelho.

A melhor forma de trabalhar é fazer sempre o maior número de impressões de uma só vez. Isso porque, quando reiniciamos uma impressora, ela realiza um ciclo rápido de limpeza dos cabeçotes, utilizando uma quantidade de tinta, e de alinhamento dos cartuchos no trilho do aparelho.

Impressora que fica desligada muito tempo precisa passar por esse processo e até por um realinhamento e limpeza mais minuciosos, o que também vai gastar tinta e papel.

Não deixe a impressora encostada

Impressora parada por longos períodos pode levar a diversos problemas, de vazamento de tinta a entupimento de cartuchos, incluindo o total desalinhamento dos cabeçotes e também dos trilhos. O mais indicado é imprimir uma página por semana e fazer sempre a checagem de inicialização, detectando se há algo a resolver.

Aproveite também para avaliar o local onde a impressora está instalada. O melhor é mantê-la em um espaço ventilado. Muito calor ou ar quente dos computadores pode fazer a tinta criar coágulos e os cartuchos entupirem.

Não interrompa as impressões

Nunca, repito: Nunca desligue a impressora enquanto ela estiver imprimindo nem puxe a folha antes de terminar a impressão. Isso pode provocar vazamentos de tinta ou entupimento do cartucho, além do desperdício de papel e a óbvia necessidade de imprimir o trabalho interrompido novamente.