GIMP: programa de edição de fotos

Ideal para usuários avançados, o GIMP é amplamente considerado o melhor editor de imagens gratuito disponível atualmente no mercado. O programa inclui uma grande variedade de ferramentas, desde as ações mais básicas até recursos de qualidade profissional. Os iniciantes vão se beneficiar bastante da sua seleção e das ferramentas de montagem, corte, ajuste de cor e ferramentas automáticas para melhorar as imagens. Por outro lado, usuários avançados vão encontrar uma série de ferramentas na medida certa, como redimensionamento sensível, troca de rosto, GIFs animados, máscaras em camadas, curvas e pincéis personalizáveis.
Todos esses diversos recursos fazem do GIMP uma incrível alternativa gratuita ao Photoshop para aqueles que já conhecem o programa que é o carro-chefe da Adobe. Além disso, a interface é totalmente personalizável e há inúmeros plugins que podem ser adicionados de forma gratuita.gimp
O GIMP é um programa de código aberto com uma grande comunidade ativa que está por trás dele. Isso significa que a plataforma é constantemente atualizada e melhorada, enquanto os usuários continuam usando o programa de graça.
Este software de edição de fotos pode ser instalado em dispositivos desktop que rodam qualquer sistema operacional ou então para download e uso da versão portátil que pode ser adicionada a um pendrive USB para uma maior flexibilidade de uso.

  • Pontos positivos: Ferramentas e recursos profissionais, programa de código aberto, suporte dos desenvolvedores.
  • Pontos negativos: Difícil aprendizado, ausência de versão para mobile, interface confusa.
  • Plataformas: Só desktop (Linux, OS X, Windows).
  • Versão paga: Não tem.